Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Serviços

SERVIÇOS DA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A APAE do Rio do Sul presta serviços de Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade e serviços de apoio, orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

Os serviços, programas, projetos e benefícios prestados pela APAE de Rio do Sul na área de Assistência Social têm público alvo a pessoa com deficiência intelectual e / ou múltipla e suas famílias.

Serviços de Proteção Social Básica

Programa que oportuniza aos usuários um espaço para desenvolver e aprimorar habilidades que facilitam a busca pela cidadania, estimulando a capacidade de escolha e decisão, bem como ampliação da percepção, passando a influenciada mais ativamente no meio social a qual pertencer, pensando na construção de uma relação de parceria junto à APAE, família e sociedade.

COMO FUNCIONA?

Através de atividades que enfoquem o desenvolvimento integrado de habilidades básicas e de definição definidas de acordo com o interesse e necessidade dos educandos para sua colocação no mercado de trabalho. Os educandos acima de 14 anos de idade são atendidos em grupo em determinado projeto específico tais como: Serviços Gerais, Horta e jardinagem, Culinária, Panificação, Comunicação, Oratória, Legislação, Comportamento, Atividades de Vida Prática, Postura Profissional, Liderança, Papel Reciclado ; Padaria Escola; que visam atender às necessidades e ampliar as habilidades dentro das características de cada educando.

Diariamente são atendidos com pedagogos (as) e equipe multiprofissional em forma de encontros e palestras interativas, com atividades direcionadas, onde são trabalhadas ações voltadas para a autonomia, comunicação, comportamento, informações e orientações, postura, alfabetização, higiene e treinamento de atividades de vida prática. Além disso, são realizadas atividades de locomoção e visitas em empresas do município para os educandos conhecer e vivenciar um ambiente de trabalho, treinarem suas habilidades e competências, e ainda observarem suas dificuldades para aperfeiçoamento posterior.

PÚBLICO ALVO

Usuários com idade entre 14 a 17 anos, incluídos nas turmas de Iniciação para o Trabalho – Educação Profissional e que estão freqüentando o Ensino Regular.

Programa voltado na capacitação de pessoas com deficiência, oferecendo uma elas experiências para que possa ser incluído no mundo do trabalho.

COMO FUNCIONA?

Através da oficina de padaria, estimulando, treinando e conscientizando as pessoas com deficiência dentro do segmento da panificação. A produção dos mais variados pães, doces, bolachas, bolos, promove ações e ações que proporcionam qualificação para o mercado de trabalho, inclusão social e profissional e desenvolvimento de recursos e potencialidades na área.

PÚBLICO ALVO

Usuários com idade igual ou superior a 16 anos, que apresentam competência às necessidades dos serviços.

Programa que visa capacitar pessoas com deficiência intelectual e / ou múltipla sobre temáticas relacionadas a sua emancipação pessoal, preparando-os como representantes da Rede Apaeana, com o intuito de dentre estes, formar dois representantes como Autodefensores da APAE do Rio do Sul.

COMO FUNCIONA?

O serviço de Autodefensoria e Família acontece mensalmente e tem como um de seus principais objetivos a defesa e valorização da diversidade e à promoção da dignidade das crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla.

Os encontros são realizados em forma de palestras interativas, com participação através da avaliação das características, habilidades e nível de comprometimento. As palestras e dinâmicas são ministradas pela diretoria, equipe multiprofissional e fornecedor.

As ações desse serviço como objetivo possibilitar aos Autodefensores a defesa de suas posições e indicar ações e serviços que atendem às suas necessidades e expectativas, divide sua participação em todos os segmentos da sociedade.

PÚBLICO ALVO

Usuários com idade igual ou superior a 16 anos, que complementaridade às necessidades dos serviços.

Programa que atividades que fortaleçam os valores essenciais à convivência, à integração e ao trabalho em equipe. Além disso, oportuniza um autorreflexão e autoconhecimento de habilidades e limites, com o intuito de trabalhar a autoestima e o controle emocional de cada usuário.

COMO FUNCIONA?

Através de palestras, encontros e ações anuais que trabalhem aspectos relevantes para uma convivência saudável entre os colaboradores e professores da entidade.

PÚBLICO ALVO

Colaboradores e Professores da APAE de Rio do Sul.

Programa de convivência com mães e voluntárias com um fundamental de auxiliar e impulsionar a integração Família e APAE, incentivando os pais e mães para a continuidade do processo de inclusão das pessoas com deficiência intelectual e / ou múltipla em seu contexto social.

COMO FUNCIONA?

Através de encontros semanais coordenados por profissionais da entidade e membros participantes, com cursos e palestras, incentivando uma produção de artesanatos, bem como a comercialização destes. Visando uma melhoria na qualidade de vida das famílias através do fortalecimento de vínculos e a formação pessoal das participantes, com momentos de confraternização e troca de experiências e vivências.

PÚBLICO ALVO

Familiares e pessoas da comunidade identificados em ser voluntários, com idade igual ou superior a 16 anos, que apresentam competências e tempo adequado às necessidades dos serviços.

Programa com ações que proporcionam a Educação Permanente.

COMO FUNCIONA?

Através de palestras com profissionais e especialistas de diversas áreas sem intuito de aprimorar o trabalho da APAE e promover o aperfeiçoamento profissional, ocasionando aos familiares e comunidade novos conhecimentos, orientações e trocas de experiências.

PÚBLICO ALVO

Equipe Multiprofissional, Professores, Colaboradores, Famílias e Comunidade em Geral.

Programa de articulação e mobilização de ações para o aperfeiçoamento do atendimento das pessoas com deficiência e suas famílias, bem como defesa e garantia de direitos.

COMO FUNCIONA?

Através da realização de um trabalho integral e diferenciado com os atendidos pela APAE, familiares, professores, colaboradores da entidade e a Rede de Saúde, Educação e Assistência Social do Município de Rio do Sul, que oportuniza um espaço de aprendizagem, reflexão e diálogo e oferece orientações a respeito de temáticas relacionadas aos Direitos das Pessoas com Deficiências e suas famílias.

PÚBLICO ALVO

Atendidos pela APAE, familiares, professores, colaboradores da entidade e a Rede de Saúde, Educação e Assistência Social do Município de Rio do Sul.

Programa de garantia à acessibilidade aos atendimentos através do transporte adaptado, com a adequação entre a rota percorrida pelo transporte com o local de moradia dos usuários, fixando ponto de embarque / desembarque.

COMO FUNCIONA?

Através do transporte adaptado, os usuários dependentes e cadeirantes possuem garantia do uso do transporte até a sua residência. São realizados estudos socioeconômicos da família e a avaliação dos usuários quanto a independência nas atividades de prática, para a utilização do programa.

PÚBLICO ALVO

Usuários residentes no município de Rio do Sul, que não embarcam no uso do transporte coletivo.

Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade

Programa que oportuniza aos usuários o convívio em grupo, a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de recursos / habilidades para sua autonomia e aptidões para as atividades da vida diária / prática.

COMO FUNCIONA?

Através de atendimentos realizados em grupos sob a regência de pedagogos, de segunda à sexta-feira num período de quatro horas diárias, sendo que alguns frequentam em dias alternados devido às suas especificidades. As ocupacionais, grupos de convivência e oficinas acontecem cinco vezes por semana em salas específicas, com um trabalho socioassistencial e educacional, bem como atendimentos de informática, educação física e artes.

Os usuários com melhor capacidade cognitiva e para o trabalho ocupacional, participam das oficinas de artesanato, bijuteria, papel reciclado e arte final, tear, tapeçaria, costura e reciclagem de materiais. Nas oficinas terapêuticas são trabalhados conteúdos que desenvolveram uma iniciativa, o interesse, a responsabilidade, a criatividade, o uso correto dos materiais, a conduta social, a sequência lógica, a tolerância, além de relacioná-los aos conteúdos pedagógicos, através do uso e manejo de materiais diversificados. Salientamos que preparadas deicinas o “processo de trabalho” é o foco principal, sendo secundário o produto final.

PÚBLICO ALVO

Educandos com idade igual ou superior a 16 anos, que apresenta informação intelectual (moderada ou severa) e / ou múltipla e que não apresenta habilidades para o desenvolvimento do trabalho competitivo.

Serviço de orientação e acesso a benefícios

Programa que presta atendimento socioassistencial e psicossocial aos familiares das pessoas com deficiência. As famílias são acolhidas conforme sua demanda, interesse, necessidades e possibilidades.

COMO FUNCIONA?

Através do estudo social, identificar, visitas domiciliares, atendimento psicossocial e encaminhamento aos serviços, programas, projetos, benefícios e / ou recursos da comunidade, bem como aos demais profissionais da entidade, quando necessário. Este programa é coordenado pelos profissionais de Serviço Social e Psicologia, bem como encaminhamentos para a rede de serviços.

PÚBLICO ALVO

Famílias dos atendidos pela APAE e pessoas da comunidade do Rio do Sul e região.

Programa que realiza entrevista e avaliação social das pessoas que apresentam indícios de deficiência intelectual e / ou múltipla, um fim de ações de habilitação e reabilitação, para melhoria da sua qualidade de vida e de suas famílias.

COMO FUNCIONA?

A avaliação acontece em várias etapas, compreendendo um período de tempo de aproximadamente 20 dias para conclusão do processo e a participação é feita de forma espontânea ou através de encaminhamento pelos diversos setores da rede de serviços do município de Rio do Sul e região.

PÚBLICO ALVO

Bebês, crianças, jovens, adultos e idosos dos municípios de Rio do Sul, Rio do Oeste, Agronômica, Aurora, Lontras, Laurentino e Presidente Nereu, e / ou transferidos das APAEs de todo Brasil.

Programa que oportuniza o acesso aos benefícios socioassistenciais distribuição em lei, com o acolhimento das famílias, orientação de orientação e encaminhamentos. Os benefícios se referência à Pensão Especial, Passe Livre Intermunicipal, Redução da carga horaria, IPI- Imposto sobre produtos Industrializados benefício para aquisição de veículos, nenhum qual é seguido critérios específicos para cada benefício, sendo montado processo pelos profissionais responsáveis ​​e credenciados e quando necessário realizado orientação e encaminhamento para a rede de serviços do município e região.

COMO FUNCIONA?

A entidade APAE é credenciada pelo Governo Estadual para realizar avaliação multiprofissional na concessão da Pensão Especial e Passe Livre Intermunicipal, para pessoas com deficiências e suas famílias para os municípios de Rio do Sul, Rio do Oeste, Agronômica, Aurora, Lontras, Laurentino e Presidente Nereu.

PÚBLICO ALVO

Famílias que atendem aos critérios das leis de assistência social, saúde, habitação e acessibilidade, no âmbito: municipal, estadual e federal.

Pular para o conteúdo