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Serviços
SERVIÇOS DA ÁREA DA SAÚDE
Atendimento Médico
O serviço de atendimento médico é o órgão responsável pela história clínica dos usuários e pela orientação da equipe quanto aos aspectos médicos no processo de atendimento.
COMO FUNCIONA?
O Serviço é exercido por profissionais médicos especializados em neurologia e pediatria onde realiza a avaliação genérica, conduta terapêutica e encaminhamento do paciente, quando necessário.
PÚBLICO ALVO
Educandos que frequentam a APAE de Rio do Sul e que apresentam deficiência intelectual ou múltipla.
O serviço de Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, pedagoga), buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Tem por finalidade prevenir as alterações das capacidades funcionais, concorrer para a sua manutenção, e quando estas capacidades se apresentarem alteradas, restabelecê-las ou supri-las; desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local; desenvolver o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de proteção e de endireitamento corporais.
COMO FUNCIONA?
Através de uma equipe formada por fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga da APAE e equitadora do IFC- Instituto Federal Catarinense – Campus de Rio do Sul, todos capacitados pela Associação Nacional de Equoterapia – ANDE Brasil. As ações são desenvolvidas em parceria com o Instituto Federal Catarinense – Campus de Rio do Sul e tiveram início em março de 2013.
PÚBLICO ALVO
Educandos que frequentam a APAE de Rio do Sul e que apresentam deficiência intelectual ou múltipla, observando as indicações e contra indicações para o recurso.
O serviço proporciona às crianças e seus pais ou responsáveis estratégias de estimulação, possibilitando um desenvolvimento equilibrado com o aumento do potencial para garantir uma melhor evolução nas etapas de desenvolvimento neuropsicomotor. As crianças são atendidas em espaço físico devidamente organizado para esse fim. Este serviço visa o desenvolvimento integral da criança, envolvendo as áreas motora, sensório-perceptiva, sócio-afetiva, cognitiva e da linguagem, centrando maior atenção nos aspectos que evidenciam maior defasagem, na qual a criança é estimulada de forma global, como ser único e íntegro.
COMO FUNCIONA?
O atendimento é realizado por um professor com orientação e/ou intervenção dos profissionais das áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. O planejamento é feito de forma individual de acordo com as necessidades apresentadas, utilizando metodologia específica. Os brinquedos e os jogos são amplamente utilizados no processo de estimulação. É fundamental que a criança seja a produtora da ação, devendo atuar de forma ativa na interação com o meio. A importância da estimulação ainda na primeira infância está ligada ao fato de ser essa a fase de maior capacidade de aquisições e em função da neuroplasticidade do sistema nervoso apresentada nessa fase de vida.
PÚBLICO ALVO
Crianças de 0 a 06 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e/ou de alto risco (baixo peso ao nascer, prematuridade, etc.), decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e/ou ambientais).
O serviço de Fisioterapia da APAE tem como função atender crianças, jovens e idosos que frequentam a entidade, visando a melhoria da qualidade de vida e estimulando as habilidades motoras.
COMO FUNCIONA?
São realizados atendimentos em solo, com auxílio de bolas, rolos, brinquedos, entre outros; e através do Método Pilates, com auxílio de bolas e aparelhos específicos do método (Reformer, Cadillac, Chair e Barrel). Os atendimentos são individuais com duração de 30 minutos.
PÚBLICO ALVO
Educandos que frequentam a APAE de Rio do Sul e que apresentam deficiência intelectual ou múltipla.
O serviço de fonoaudiologia tem como objetivo possibilitar às crianças e adolescentes que frequentam a APAE (portadores de síndromes e/ou lesões cerebrais) uma melhor qualidade da comunicação, do funcionamento dos órgãos fonoarticulatórios, das funções neurovegetativas e da linguagem oral e/ou escrita.
COMO FUNCIONA?
O serviço realizado de fonoaudiologia propicia um melhor desenvolvimento nos aspectos fonoaudiológicos referentes a tônus e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios (OFAS), adequação das funções neurovegetativas, deglutição, respiração, sucção, mastigação, aquisição e aperfeiçoamento de linguagem oral. A participação da família é de extrema importância na fonoterapia. Em razão disso, procura-se atuar em conjunto dos pais, realizando orientações quanto ao uso e manutenção de via alternativa para alimentação (sondas), quanto aos malefícios dos hábitos deletérios (chupeta, mamadeira, dedo, entre outros) e estimulação de OFAS, assim como a estimulação de linguagem. Também são realizados discussões de casos em equipe multiprofissional e encaminhamentos para avaliação audiológica.
PÚBLICO ALVO
Educandos que frequentam a APAE de Rio do Sul portadores de síndromes e/ou lesões cerebrais.
O serviço de hidrocinesioterapia possui grande valor terapêutico, principalmente quando o paciente necessita de nenhuma ou mínima sustentação de peso, ou quando o mesmo apresenta dor, retração, espasmos musculares, limitação de amplitude articular e força muscular.
COMO FUNCIONA?
Através da compreensão do movimento na água e sua diferença em relação ao movimento em solo é essencial para o planejamento de uma progressão gradual de exercícios de hidroterapia. O tipo de lesão e sequelas, a composição corporal do paciente e suas habilidades motoras determinam os tipos de exercícios, a profundidade da água e os equipamentos a serem utilizados durante a terapia. Os educandos elegíveis ao atendimento de fisioterapia em piscina térmica são triados considerando o diagnóstico médico e fisioterápico, prognóstico e indicação médica para o uso do recurso, observando a elaboração de plano de atendimento individualizado para cada caso.
PÚBLICO ALVO
Educandos que frequentam a APAE de Rio do Sul e que apresentam deficiência intelectual ou múltipla, observando as indicações e contraindicações para o recurso.
PEDIASUIT Protocol é um tratamento intensivo associado ao uso de um macacão terapêutico ortopédico que promove um ajuste biomecânico ao paciente. Este recurso é utilizado no tratamento de seqüelas neurosensorio-motoras como hemiplegia, diplegia, tetrapegia, ataxia e discinesia.
COMO FUNCIONA?
O conceito básico do PEDIASUIT é de criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo possível do normal, restabelecendo o correto alinhamento postural e a descarga de peso que são fundamentais na normalização do tônus muscular, da função sensorial e vestibular. O uso do macacão terapêutico ortopédico como protocolo de terapia intensiva foca no desenvolvimento motor, no reforço muscular, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Para a realização desta terapia intensiva faz-se necessário a utilização da Gaiola de Habilidades, onde o paciente usa um cinto de couro no qual cabos elásticos são conectados, desta forma o paciente é suportado e pode seguramente aprender a realizar transferência de peso, saltar, ajoelhar, subir e descer degraus, passar sobre objetos, entre outras atividades. A gaiola torna-se uma ferramenta importante para a aplicação de métodos onde podemos reprogramar o sistema nervoso central e neuromuscular para ensinar o cérebro habilidades motoras mais adequadas.
PÚBLICO ALVO
Educandos que frequentam a APAE de Rio do Sul e que apresentam deficiência intelectual ou múltipla, observando as indicações e contraindicações para o recurso.
O serviço tem como objetivo principal expandir o conhecimento que os profissionais da equipe multiprofissional da entidade possuem, realizando palestras sobre saúde e prevenção de deficiências nas comunidades e em grupos de gestantes, jovens, mulheres, etc., do município de Rio do Sul e região.
COMO FUNCIONA?
Através de um trabalho integral e diferenciado em articulação com a área da Saúde, Educação e Assistência Social, oportunizando espaços de aprendizagem e promovendo a prevenção das deficiências.
PÚBLICO ALVO
Comunidade de Rio do Sul e região (equipes das escolas, postos de saúde, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, grupos de gestantes e jovens).
O serviço de psicologia destina-se a promover uma escuta profissional qualificada através de atendimentos individuais e/ou familiares, visitas domiciliares, bem como orientações diversas aos atendidos, pais, professores e funcionários da APAE.
COMO FUNCIONA?
Na avaliação psicológica, são realizados os seguintes procedimentos: 1) Anamnese e entrevista com os pais ou responsáveis; 2) Observação do indivíduo avaliado e seus responsáveis e 3) Testes Psicológicos: HTP- House -Tree -Person, R2- Teste não Verbal de Inteligência para Crianças, TIG-NV- Teste de Inteligência Geral Não Verbal para adultos, Figuras complexas de Rey. Além disso, este serviço desenvolve projetos com o intuito de acrescentar e/ou aperfeiçoar as atividades já existentes. Projetos estes para auxiliar ou capacitar as famílias atendidas, para amenizar conflitos, para promover grupos de estudo aos pais, educandos, professores e funcionários. Este serviço objetiva promover um espaço de acolhida e de escuta profissional qualificada através de atendimentos individuais e/ou familiares, visitas domiciliares, avaliações iniciais, bem como orientações diversas aos educandos, pais, professores e funcionários da entidade.
PÚBLICO ALVO
Atendidos pela APAE e crianças, adolescentes e adultos dos municípios de Rio do Sul, Agronômica, Laurentino, Lontras e Rio do Oeste.
A Terapia Ocupacional visa à prevenção e o tratamento de alterações físicas, cognitivas, perceptivas e psicomotoras e tem como característica proporcionar maior grau de independência, prevenir deformidades, realizar adequações posturais e confeccionar ou indicar adaptações para atividades de vida prática.
COMO FUNCIONA?
São realizados atendimentos individuais ou/e em grupos com duração de 30 minutos com atividades de estimulação cognitiva, de coordenação motora fina, de integração sensorial, de estimulação funcional de membro superior e atividades de vida diária.
PÚBLICO ALVO
Educandos que frequentam a APAE com alterações físicas, cognitivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e de doenças adquiridas.
As órteses são dispositivos aplicados externamente ao corpo e usado para modificar as características estruturais ou funcionais do sistema neuromusculoesquelético. Podem ser usadas para estabilizar ou imobilizar, impedir ou corrigir deformidades, proteger contra lesão e assistir à função.
COMO FUNCIONA?
Os usuários são avaliados e triados pela Terapeuta Ocupacional ou encaminhados pelos demais setores das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde conforme necessidade e a confecção das órteses de posicionamento é possível posicionar o membro superior (punho, mãe e dedos), para que não aumente a deformidade. As orientações repassadas para as professoras auxiliam na concentração do educando em sala, bem como no seu desempenho cognitivo. Também facilitam nos momentos de troca e no posicionamento correto. Nesse serviço também se realiza o trabalho no posicionamento correto na cadeira de rodas dos educandos que preveni alterações posturais importantes e diminuir as já existentes.
PÚBLICO ALVO
Educandos que frequentam a APAE que apresentam alguma disfunção física nos MMSS e MMII decorrentes de lesões neurológicas.