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Serviços

SERVIÇOS DA ÁREA EDUCACIONAL

EDUCAÇÃO

Este serviço de Educação Especial é conveniado com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), organizado para atender educandos com diagnóstico de severos comprometimentos intelectuais. A Política de Educação Especial de Santa Catarina prevê este atendimento, com base legal na Resolução nº 112/06/CEE/SC – Conselho Estadual de Educação e no Artigo 10 da Resolução nº 2/CNE, Setembro 2001, que “garante ao educando com severos comprometimentos, o atendimento realizado pelo Serviço Pedagógico Específico, com alunos que requeiram atenção individualizada nas atividades da vida autônoma e social, recursos, ajudas e apoios intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão significativas que a escola comum não consiga prover, podem ser atendidos, em caráter extraordinário, em escolas especiais, públicas ou privadas, atendimento esse complementado, sempre que necessário e de maneira articulada, por serviços das áreas de Saúde, Trabalho e Assistência Social”.

COMO FUNCIONA?

O objetivo é oportunizar condições para o desenvolvimento global do educando, que são atendidos em grupos, conforme organização e convênio com a FCEE. O planejamento acontece de acordo com as especificidades de cada turma, contemplando atividades educacionais, exercícios de reabilitação e estimulação motora, sensorial e cognitiva.

No SPE também são realizados atendimentos nas áreas de:

Educação Física – desenvolvida preferencialmente na piscina térmica;
Artes – atividades de artes plásticas, teatro, dança e música,
Informática – atividades no laboratório da APAE.
PÚBLICO ALVO

Deficiência Intelectual Grave ou Profunda associadas ou não a outras deficiências, desde que associados a quadros de saúde e/ou comportamentais que inviabilizam sua permanência no contexto escolar.
As turmas são divididas em duas faixas etárias:
06 a 11 anos e 11 meses;
12 a 17 anos.

O serviço de AEE/DI foi criado em 2006 para ser um espaço de investigação e de produção de alternativas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, que possibilitem aos educandos a construção, ampliação e apropriação do conhecimento científico.

COMO FUNCIONA?

Nos atendimentos são trabalhadas questões relacionadas à autonomia, diferentes formas de linguagem, concentração, atenção, memória, organização, análise e síntese, classificação, comparação, orientação espacial e temporal, resolução de problemas e textualidade.

O Estado de Santa Catarina adotou o princípio de educação inclusiva através da Política de Educação Especial. Para garantir o atendimento das necessidades educacionais da pessoa com deficiência intelectual, foi implantado o AEE/DI, que consiste no atendimento educacional especializado que tem caráter complementar.

No AEE/DI também são realizados atendimentos nas áreas de:

Educação Física – desenvolvida preferencialmente na piscina térmica;
Artes – atividades de artes plásticas, teatro, dança e música;
Informática – atividades no laboratório da APAE.
PÚBLICO ALVO

Diagnóstico de deficiência intelectual grave com baixo nível funcional e ou TEA com baixo nível funcional oriundos de escolas estaduais, particulares ou municipais, mesmo que elas possuam Sala de Recurso Multifuncional implantada pelo MEC;
Acima de 06 anos com frequência na Rede Regular.

Modalidades: Serviço Pedagógico Específico SPE/TEA;
Serviço de Atendimento Específico SAE/TEA.

O transtorno do espectro autista caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

COMO FUNCIONA?

Este serviço apresenta currículo específico, voltado ao autoconceito, autoestima e o incentivo a comunicação e as relações interpessoais. As atividades propostas baseiam-se na adaptação do ambiente para facilitar a compreensão do educando em relação ao seu meio e ao que se espera dele, além disso, visa o desenvolvimento da independência, comunicação e socialização do educando. O planejamento das atividades segue critérios da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), respeitando a individualidade de cada usuário e a modalidade em que está inserido.

No SPE/TEA e SAE/TEA também são realizados atendimentos nas áreas de:

Educação Física – desenvolvida preferencialmente na piscina térmica;
Artes – atividades de artes plásticas, teatro, dança e música;
Informática – atividades no laboratório da APAE.
PÚBLICO ALVO

Serviço Pedagógico Específico SPE/TEA: diagnóstico de TEA com baixo nível funcional/ nível 3 ou deficiência grave associada ao TEA, desde que associados a quadros de saúde e/ou comportamentais que inviabilizam sua permanência no contexto escolar. Atendimento realizado a usuários com faixa etária de 06 a 17 anos.
Serviço de atendimento Específico SAE/TEA: diagnóstico de TEA com baixo nível funcional/ nível 3 ou deficiência intelectual grave associada ao TEA. Atendimento realizado a usuários com faixa etária acima de 17 anos.

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